O ano de 2021 marcou o início do apoio do BDMG Cultural aos projetos da Tingui, com o patrocínio do desenvolvimento de uma primeira coleção de peças de tear do grupo Tecelãs de Tocoiós. A verba permitiu a contratação da designer social Paula Dib, que prestou uma valiosa consultoria para o grupo de artesãs, além da aquisição de novos teares, instalação de rede WiFi para encontros virtuais, desenvolvimento de logomarca para o grupo, entre outros.
Clique abaixo para conhecer nosso relatório completo de ações:
A coleção, que ganhou o nome de Tial, busca celebrar o amplo saber dessas mulheres, além de contribuir para o aumento das vendas e da geração de renda das tecelãs. Atualmente em produção, as peças serão lançadas no início de 2022.
As Tecelãs de Tocoiós são um dos grupos a integrar o projeto Mulheres do Jequitinhonha, que busca o fortalecimento de mulheres de comunidades rurais a partir da valorização dos saberes e da cultura local.
A parceria, que trouxe grandes resultados, engendrou a extensão do patrocínio do BDMG Cultural ao desenvolvimento da coleção de mais um grupo que integra o projeto Mulheres do Jequitinhonha - as Mulheres da Ponte. O grupo é composto por mulheres bordadeiras, moradoras de comunidades da periferia da cidade de Diamantina.
A coleção, que está prevista para ser lançada em maio de 2022, terá como consultora a artista têxtil Ana Vaz e irá celebrar o conhecimento que as artesãs trazem da terra e das plantas.
Agradecemos do BDMG Cultural pela parceria e pelo apoio à cultura do Vale do Jequitinhonha.
Comments