A TINGUI
A TINGUI, associação civil sem fins lucrativos ou econômicos, atua no desenvolvimento de projetos sócio-culturais e sócio-ambientais que visam promover transformação social da população de comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha em situação de risco social e econômico.
About
MISSÃO
Promover transformação social a partir da valorização da cultura e dos saberes locais.
Valores
-
Escuta: estar à escuta das necessidades e dos desejos da população local para identificar as potências de cada comunidade e assim criar projetos íntegros, que respeitem a essência das pessoas atendidas.
-
Equidade: promover ações que contribuam para a diminuição da desigualdade de gênero e de raça
-
Aprendizado: abertura para o aprendizado constante, seja ele com as comunidades atendidas, com as organizações parceiras, com as demais entidades da sociedade civil organizada etc.
-
Olhar holístico: entender a complexidade do ser humano e dos problemas, em todas as suas dimensões, e buscar atuar de maneira integrada, e não de forma pontual e compartimentada.
-
Inovação: buscar soluções simples e criativas para problemas complexos; integrar a tecnologia em nossos projetos e atuação.
-
Independência: honrar nossa missão, de forma isenta. Escolhemos nossas fontes de financiamento de acordo com este princípio.
______________________
Foto: Michel Becheleni
Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável
A Tingui está comprometida com a Agenda 2030 da ONU para o Brasil. Atuamos com foco especial para que possamos contribuir com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis
Metodologia
A Tingui atua em seus projetos a partir de uma metodologia própria, desenvolvida por Viviane Fortes ao longo de 20 anos de atuação em projetos sócio-culturais no Vale do Jequitinhonha e em todo o Brasil.
Todos os nossos projetos buscam promover o fortalecimento, a autonomia e o protagonismo das populações tradicionais do Vale do Jequitinhonha a partir da valorização da cultura local. Com especial atenção às mulheres, aos jovens e às comunidades quilombolas, acreditamos no grande potencial de cada indivíduo e buscamos, através de nossas ações, criar a oportunidade para que esse potencial possa florescer.
A partir de uma escuta atenta e sensível, identificamos os desejos e as aptidões de cada comunidade e então criamos programas específicos para cada grupo.
Nossa principal ferramenta são os intercâmbios. Promovemos encontros entre comunidades e entre grupos para o fomento de uma troca horizontal e espontânea de saberes e de experiências, momentos para brincar, cantar, fazer e conversar.
Assim, além de criar um ambiente fértil para a troca e o aprendizado, potencializamos a cultura viva local.
______________________
Foto: Érika Rianni
Tingui, o que é isso?
Tingui é uma árvore típica do cerrado. No Vale do Jequitinhonha, assim como em outras regiões do Brasil, o Tingui é usado para múltiplos fins.
As Mulheres do Jequitinhonha, por exemplo, usam a casca da árvore para tingir naturalmente os fios do algodão. A cor, que é influenciada pelas fases da lua e pela época do ano, varia entre tons de vinho e o rosa claro.
A infusão da casca é utilizada como tratamento para diversos males.
Os frutos, em formato triangular, possuem muitas sementes, que são usadas para a fabricação de sabões e xampus.
Resistente à seca, é uma árvore que consegue viver bem mesmo em regiões de solos pobres.
Árvore bonita que dá flores, generosa, resistente e com grande capacidade de adaptação, é a inspiração para o nome da nossa organização.
Prêmios
2020
Prêmio Empreendedor Social do Ano
Nosso Projeto Versinhos de Bem-Querer foi selecionado entre as TOP 10 iniciativas de ajuda humanitária no âmbito do COVID-19.
2013
Prêmio Itaú- Unicef
Nosso projeto Casinhas de Cultura, Espaço de Intercâmbio e resgate Cultural foi semi-finalista na 10˚ edição do prêmio.
2008
Ponto de Cultura do Estado de MG
Nossa organização se tornou Ponto de Cultura pelo Governo de Minas Gerais, recebendo o prêmio Pontinhos de Cultura.
2007
Prêmio Itaú- Unicef
Nosso projeto Casinhas de Cultura, Espaço de Intercâmbio e resgate Cultural foi contemplado na 7˚ edição do prêmio.