Balanceia

A Tingui, através do projeto Balanceia, atua junto aos jovens de comunidades rurais com diferentes programas - todos eles com o objetivo de ajudá-los a reconhecer os potenciais individuais e comunitários através de experimentações com o corpo e os sentidos. Música e canto, circo e brincadeiras, fotografia e vídeo são algumas das atividades das quais os jovens participam. 

Além dos projetos descritos abaixo, especialmente concebidos para a juventude (13 a 25 anos aproximadamente), os jovens participam dos demais projetos da Tingui como o Mulheres do Jequitinhonha, o Sementes Vivas e os atendimentos médicos e terapêuticos do programa Brota-Flor.

0003- show do Coral Ribeirão de Areia (Karem em destaque de laranja) (1)_edited.jpg

Grupo Ribeirão de Areia

O grupo Ribeirão de Areia foi criado em 2011, reunindo jovens da comunidade rural de Ribeirão de Areia, no município de Jenipapo de Minas.

Hoje os integrantes cantam, tocam violão, flauta, percussão e pandeiro; declamam, encenam e até compõem.

O grupo tem como missão o fortalecimento e a valorização da cultura musical popular tradicional da comunidade e da região através da pesquisa de canções populares locais. O repertório do grupo é composto por cantigas da rica tradição do Vale do Jequitinhonha, aprendidas com as pessoas mais velhas da própria comunidade e de outras comunidades.

Saiba mais sobre o Coral Ribeirão de Areia

 

_______________________

Foto: Raquel Galiciolli

Oficinas de Circo

Desde 2012, a Tingui oferece oficinas de circo para crianças e jovens das comunidades rurais Agrovila e Bosque, localizadas no município de Jenipapo de Minas.

As oficinas são oferecidas por  Kennedy Lisboa, jovem integrante do Coral Ribeirão de Areia que se tornou educador social da Tingui e passou por uma formação em técnicas circenses.

Além da prática circense, as oficinas são também um momento de convivência entre os jovens. Uma vez por semana, os jovens se encontram para treinar, mas também para trocar experiências, falar e serem escutados.

 

O grupo já teve a oportunidade de se apresentar nos seguintes eventos:

  • em 2017, na Festa das Crianças, em Francisco Badaró

  • em 2018 na Festa em comemoração ao dia das Crianças, em Araçuaí

  • em 2019 no 1˚ Festival da Juventude Empreendedora do Vale do Jequitinhonha, em Diamantina

E, anualmente, o grupo do circo se apresenta na Mostra Cultural Tingui (antiga Mostra Cultural de Jenipapo de Minas).   

Saiba mais sobre as Oficinas de circo.

_______________________

Foto: Carambola Filmes

_MG_9695 (1).jpg
maria na janela.jpg

Oficinas de Comunicação

Desde 2020, a Tingui oferece oficinas de Comunicação Digital para os jovens das seguintes localidades: Curtume, Tocoiós, Ribeirão de Areia, Gravatá, Poções, Faceira e Chapada do Norte.

O objetivo dessas oficinas é permitir que os jovens entendam  as oportunidades (e os riscos!) oferecidas pelas redes sociais. E, a partir desse entendimento, possam usar as redes com protagonismo e autonomia.

 

Durante as oficinas,  os jovens  aprendem técnicas básicas de captação de imagem (fotografia e video), de áudio e de escrita de textos.

 

As oficinas são ainda uma oportunidade de olhar para própria comunidade e a cultura local com outros olhos, permitindo a (re) descoberta do território e o fortalecimento desses jovens a partir da identidade  local.

Veja a exposição de fotos "Maria, minha mãe", de Jaquielly Gomes, aluna das oficinas de comunicação.

 

_____________________________________________

Foto: Jaquielly Gomes,

aluna da Oficina de Comunicação.