Grupo Ribeirão de Areia
O Coral Ribeirão de Areia foi criado em 2011, reunindo jovens da comunidade rural de Ribeirão de Areia, no município de Jenipapo de Minas.
Ao identificar a vocação musical da comunidade, a TINGUI convidou os músicos e atores Denner Pinheiro, Grace Matos e Diêgo Alves para oferecer uma oficina de expressão vocal e corporal com jovens e crianças daquela comunidade. Nascia assim a primeira formação do Coral Ribeirão de Areia.
Ao longo dos anos o grupo participou de diversas formações, intercâmbios e festivais, o que possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades, bem como a vivência das manifestações culturais da região.
Hoje os integrantes cantam, tocam violão, flauta, percussão e pandeiro; declamam, encenam e até compõem - a música “Juntos um Coral”, que faz parte do repertório do grupo, foi composta por Karen Antônia, membro do coral.
Diversos profissionais contribuíram na formação do grupo durante sua caminhada, como Adelsin, Yuri Hunas, Viviane Fortes, dentre outros. Atualmente os músicos Dêner Pinheiro e Grace Matos mantêm o acompanhamento do trabalho, reconhecendo-se também como integrantes do Coral.
O grupo, que a princípio era formado somente por jovens e crianças, passou por mudanças naturais com o crescimento das crianças e a entrada de novos integrantes, incluindo as mães de alguns participantes.
Aos poucos, a partir do reconhecimento do trabalho, foram chegando os convites para a apresentação em outras regiões e Estados.
Foto: Raquel Galiciolli
Pesquisa de cantigas locais
No início, o repertório do grupo era composto sobretudo por canções de compositores mineiros consagrados, do Vale do Jequitinhonha e também de outras regiões do Estado como Luciano Tanure, Josino Medina, Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, Lô e Márcio Borges e Fernando Brant.
Aos poucos e a partir das vivências com os grupos de manifestação da cultura popular da região, os integrantes do coral passaram a ampliar o olhar para o seu entorno. O grupo começou então a pesquisar as canções populares locais e a incluir no repertório cantigas aprendidas com as pessoas mais velhas da própria comunidade e de comunidades vizinhas, que fazem parte da rica tradição do Vale do Jequitinhonha.
A partir dessas pesquisas, passaram a ter como missão o fortalecendo e a valorização da cultura popular tradicional da comunidade e da região.
Atualmente, o grupo está trabalhando na criação de um novo espetáculo, ampliando sua pesquisa para outros municípios do Vale do Jequitinhonha.
Apresentações do Coral
No início, o Coral se apresentava sobretudo em comunidades rurais da região e em eventos culturais em Jenipapo de Minas, organizados pela TINGUI e outras organizações. Aos poucos, a partir do reconhecimento do trabalho, foram chegando os convites para a apresentação em outras regiões e Estados. Em 2015, o grupo gravou seu primeiro CD. Veja abaixo as principais apresentações do Coral Ribeirão de Areia:
No Vale do Jequitinhonha:
-
Nas 10 edições da Mostra Cultural Tingui, em Jenipapo de Minas
-
Festa de Francisco Badaró (MG), por duas vezes
-
Festivale, em Araçuaí (MG) e em Salto da Divisa (MG)
-
Vale com Valor, em Araçuaí (MG)
-
03 apresentações para os grupos de turismo comunitário em visita à comunidade Ribeirão de Areia.
Outros locais de Minas Gerais:
-
Festival de Férias de São Gonçalo do Rio das Pedras (MG), por duas vezes;
-
Festival Internacional de Corais em Belo Horizonte (MG), por duas vezes;
-
Lançamento da coleção Inverno/2019 da marca Coven, em Belo Horizonte.
-
Festival de Teatro, em Governador Valadares (MG)
-
Brumadinho, Piedade do Paraopeba – apresentação solidária para famílias impactadas pelo rompimento da barragem da Vale.
Em São Paulo:
-
OCA - Escola Cultural em Carapicuíba
-
Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo