top of page
  • Tingui

Bordados das Mulheres da Ponte celebram a vida integrada à natureza

Mulheres da Ponte é um grupo que reúne nove bordadeiras, todas de uma mesma família, moradoras da periferia e da zona rural de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha (MG).




Dona Tereza, a matriarca, é uma senhora de 78 anos. Maria é a filha, as demais são netas. Além do bordado, herdaram o amplo conhecimento que Dona Tereza e Maria têm das plantas, com todas as suas propriedades de cura, e da terra, com as suas infinitas tonalidades.



Com o apoio do BDMG Cultural, o grupo, que integra o programa Mulheres do Jequitinhonha, lançou um conjunto de bordados inéditos, em Dezembro de 2022, durante a Exposição Bordados do Céu e da Terra.


A coleção ‘Sobre Terra, Plantas e Pássaros’ destaca os pássaros e as árvores da região de Diamantina - são sabiás, bem-te-vis, canários-da-terra, sangues-de-boi e pássaros pretos que voam por pequizeiros, amoreiras, ipês e jaboticabeiras.





Com desenhos autorais assinados por Maria, os bordados do grupo celebram o modo de vida conectado à natureza, e o conhecimento profundo que essas mulheres guardam das plantas e da terra.


Do conhecimento profundo que Maria tem das plantas, brotou um segundo conjunto de bordados. Os Saberes de Maria é o nome desta segunda coleção de bordados. As peças, que nasceram das ilustrações de Maria, são bordadas pelas Bordadeiras do Curtume, em uma parceria entre os dois grupos do Vale do Jequitinhonha.





As peças de ambas as coleções estão à venda e podem ser adquiridas na lojinha online da Tingui.


Patrocínio:



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Associação Tingui, representada pela sua presidente, Kátia da costa Santos Ferreira, CPF: 030.859.356-14, convoca os Associados e Associadas em pleno gozo de seus direitos estatutários, para partici

bottom of page